Óleos Essenciais

Os óleos essenciais são feitos de flores, árvores, rebentos e todo o tipo de vegetação. São a essência da planta da qual provêm e têm benefícios fantásticos para o corpo e mente.

Devido aos seus benefícios os oléos essenciais há muito que são utilizados (perfumes, cosmética, detergentes, incensos, alimentos…) no entanto o termo aromoterapia é relativamente moderno. Na aromoterapia associam-se diferentes propriedades aos óleos essenciais, como por exemplo, o efeito calmante da lavanda, o efeito descongestiomante do  eucalipto, as propriedades anti-sépticas do óleo da árvore do chá, entre outros.

Os óleos essenciais podem ser ingeridos, inalados ou para uso tópico e apesar de serem naturais (atenção que alguns são sintéticos) há uma fina separação entre o seguro e o nocivo. É necessário saber regular as quantidades, combinações e utilizações. Por exemplo, tenho visto algumas receitas de protetores solares caseiros com óleos essenciais que não devem ser expostos ao sol. Esta falta de conhecimento pode resultar em queimaduras solares graves. É de salientar também que alguns OE não devem ser utilizados por bebés e crianças outros por grávidas e lactantes,  portanto temos de conhecer bem os óleos e as suas contra indicações.

Os meus óleos essenciais favoritos e como os utilizo:

  • Baunilha – receitas;
  • Óleo da árvore do chá – coloco nas borbulhas do acne;picadas de insetos; no saco das fraldas de pano do bebé .;
  • Lavanda Angustifolia – coloco no difusor elétrico a vapor antes de dormir;  quando batemos em algum lado e fica roxo/ inchado, a chamada nódoa negra, coloco uma gota por cima do hematoma (só uma gota!!! resulta super bem);
  • Eucalipto – coloco no difusor elétrico a vapor quando estamos com o nariz entupido;
  • Limão- receitas;

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *